Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2008

XAMANISMO E TEORIA QUÂNTICA

.




por Martha Follain.

Colonizada pelos russos no século XVI, a Sibéria é o berço do xamanismo clássico. Mais de 50 tribos , divididas em 3 etnias principais, praticavam os rituais como religião. Em 1672, o padre Avvakum Petrovitch , da Igreja Ortodoxa Russa, publicou seu livro de memórias "Vida", um importante marco da literatura de seu país. Um dos trechos mais impactantes da obra é a descrição de seu encontro, durante um período de exílio na Sibéria, com uma figura completamente exótica aos olhos de um russo civilizado: um xamã .


Mircea Eliade, romeno, historiador das religiões e considerado o maior estudioso do xamanismo, em seu livro "Xamanismo e as Técnicas Arcaicas de Êxtase", na década de 50 (1950), explica que a palavra "xamã" vem do dialeto "tungus" , da palavra "saman" , aparentada com o termo sânscrito "sramana" , que significa "homem inspirado pelos espíritos ." O relato do padre Avvakum fez tanto sucesso entre os russos que, a partir da publicação de seu livro, descrever rituais xamânicos tornou-se comum entre os que viajavam pela Sibéria.


E, o que é xamanismo ? O xamanismo, provavelmente, é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade , nascido nas tribos da Sibéria – povos "tungus" – espalhando-se pelo mundo: Patagônia, China, Escandinávia, Austrália e África. Muitos autores reconhecem no xamanismo, a raiz pré-histórica de todas as religiões – é o que afirma o antropólogo americano Weston La Barre. E, o que não se pode refutar é que, em toda parte do Planeta são observados rituais e crenças idênticas ou semelhantes às dos xamãs siberianos. Eles tratavam os doentes (sua principal função), previam o futuro, negociavam com a própria Natureza condições melhores de clima, caça e fertilidade. Já no início da humanidade, os hominídeos , ao observarem os ciclos da Natureza e suas manifestações, muito provavelmente, sem o saber, estabeleceram uma ponte com o macrocosmo, com o Universo.


O xamanismo é um conjunto de crenças ancestrais que, resgata a relação sagrada do homem com o Planeta. O antropólogo americano Michael Harner (que em 1960 foi iniciado como xamã nos Andes equatorianos), define-o como "uma grande aventura mental e emocional." O xamã estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, equilíbrio, saúde, paz e tranqüilidade. Segundo a visão antropológica, xamã é o curador, o sacerdote da tribo que "viaja" por diversos mundos para obter informações para poder ajudar as pessoas.


Talvez, a melhor definição de xamã seja a de Mircea Eliade : "xamã é alguém capaz de abandonar seu corpo e viajar entre os mundos." A principal característica xamânica, segundo ele, é o estado de transe – com detalhes que o distinguem de outros arrebatamentos místicos. Trata-se de um estado alterado de consciência controlado , no qual o xamã entra e sai à vontade e, mesmo em transe, se mantém no controle, não sendo possuído pelos espíritos com os quais se relaciona. Porém, há uma curiosidade, envolvendo o estado de êxtase dos xamãs: experiências realizadas no laboratório do Monroe Institut, nos Estados Unidos, demonstraram que, o estado alterado de consciência dos xamãs, foge dos padrões até aqui conhecidos, em relação à freqüência das ondas cerebrais para estados meditativos: ondas alfa e ondas teta:


Alfa - Entre 7 e 14 ciclos por segundo está a faixa alfa de atividade cerebral. É nesta faixa que ocorrem os sonhos e as fantasias. A hipnose também acontece aqui.


Teta - Entre 4 e 7 ciclos por segundo está a faixa teta. Todas as experiências emocionais são registradas aqui. Essa também é a faixa em que acontece a regressão de memória.


Os xamãs não operam nem em alfa nem em teta mas sim, num estado de hiperconsciência, onde se manifestam ondas gama, de amplitude e freqüencia elevadas : em torno de 60 ciclos por segundo.


Neuropsiquiatras veriam aí, tendências psicóticas, já que, o que se sabe é que ondas que excedam 22 ciclos por segundo (ondas beta – de 14 a 22 ciclos por segundo) são consideradas uma anomalia, levando a pessoa a entrar num estado de histeria aguda. Quando estamos em estado de vigília e realizando as tarefas cotidianas, o cérebro opera nessa faixa: de 14 a 22 ciclos por segundo, na faixa de freqüencia Beta – que é a da mente consciente. (As freqüências inferiores a 4 ciclos por segundo levam a pessoa à total inconsciência, que é o estado de sono profundo).


O xamã é definido como "aquele que voa", e o xamanismo é a prática do êxtase. Para chegar a esse estado, o xamã utiliza "técnicas arcaicas de êxtase" – a mais conhecida delas é a música (sessões de canto e dança ao som repetitivo do tambor ou chocalho); outros métodos incluem combinações de jejum, isolamento, privação sensorial (como a reclusão em uma caverna escura) e o mais polêmico deles – o uso de plantas e fungos psicoativos.


Pode-se apontar no xamanismo, o crucial papel dos animais: no plano inicial, animais e seres humanos não se diferenciavam, eram como uma única entidade. Os xamãs acreditam que os animais são nossas entidades- guias , parceiros da Criação. Estão sempre no interior de cada ser humano , agindo sem que este o perceba .


Mas, seja qual for o método que o xamã pratique, usando psicoativos ou não, o que surpreende a comunidade científica é que os rituais promovem curas. A resposta de que seria por sugestão, não satisfaz mais os pesquisadores. A teoria quântica e seus paradigmas, que eliminaram as fronteiras entre matéria e energia, espaço e tempo, corpo e mente, é apontada por muitos físicos como uma explicação das curas xamânicas: segundo a teoria quântica o mundo funciona como um holograma (imagem tridimensional onde cada célula contém as informações do conjunto completo). Da mesma forma, cada partícula de matéria traz dentro de si todo o Universo. E, a mente humana tem a capacidade de interferir nessa partícula ínfima, quando liberta-se de seu limite racional-analítico, como ocorre nos estados de transe. Michael Talbot, físico, autor de "O Universo Holográfico" afirma: "A idéia do corpo físico como apenas um nível a mais no campo energético humano, semelhante a um holograma formado pela aura, pode explicar os poderes curativos da mente e o controle que ela exerce sobre o corpo em geral."


O modelo holográfico de David Bohm (físico inglês), sugere que todos os elementos estão intimamente ligados no Universo. " Por tudo o que sabemos hoje, não é mais possível tentar conhecer a realidade a partir de apenas um modelo. Devemos reconhecer que existem muitos modelos de realidade a serem compreendidos." E, isso implica uma pluridimensionalidade – e o xamanismo sempre trabalhou com a inclusão de outras dimensões, além das 3 conhecidas. Bohm, dizia nos últimos anos de sua vida que o holomovimento representa uma nova ordem que começa não nos campos de energia ou nas partículas elementares mas, antes numa totalidade indivisa da realidade. E, assim sendo, a maneira de perceber o Universos dos xamãs, encontra ecos na física quântica. Existe uma correlação fundamental, religando tudo que há. Os xamãs percebem o Universo de uma maneira bem mais ampla que aquelas propostas pelos modelos mecânicos do paradigma newtoniano-cartesiano. Eles não apreendem a realidade numa relação de causa e efeito: a realidade é para eles, como uma teia de aranha, uma rede próxima das interconexões observadas nos modelos da física quântica.
A física quântica, na realidade, redescobre conceitos muito antigos. Alguns físicos quânticos chegam a concluir que a matéria não poderia existir sem uma consciência para percebê-la. E, não é à toa que, rituais xamânicos estão acontecendo em alguns hospitais norte-americanos, promovendo curas e a perplexidade da comunidade médica: Centro Médico Fitzsimmons em Denver, no Colorado; Arctic Medical Research (relatórios de Young Ingram e Schwatz); etc.


Com certeza, existem outras hipóteses para explicar como funciona o transe curativo. Mas o fato é que, ainda conhecemos muito pouco sobre o cérebro humano (como atestam a neurologia, as neurociências, etc..) e que, talvez, só mais adiante, no futuro , será possível encontrar explicações – o mistério das curas xamânicas ainda está longe de ser decifrado.


Mas, no mundo inteiro, um número cada vez maior de pessoas e de povos despertam para a memória coletiva de suas culturas e para a tradição xamânica. Hoje, com as ameaças de guerras biológicas, crimes ecológicos, crueldade contra os animais, extinção de várias espécies de animais e de plantas, violência, doenças, destruição das águas, aquecimento global, fome, derretimento das calotas polares, etc., surge do inconsciente coletivo a força do arquétipo do xamã curador. O caos atual ativa o arquétipo do xamã primordial, que retorna para "acordar" a humanidade e curar a Mãe Terra. A existência e a natureza da sabedoria em vigor há milênios, num tempo em que nossos ancentrais viviam em comunidades tribais, tem hoje inspirado e despertado indivíduos, herdeiros espirituais dessa tradição. Despertam em várias partes do mundo, "novos xamãs" – surgem como os novos conscientizadores, curadores, terapeutas , professores e criadores, buscando soluções, propondo o desenvolvimento do lado direito do cérebro, conectado com o inconsciente. Xamãs urbanos distribuem-se pelo mundo todo, promovendo o harmonioso funcionamento do psiquismo (ecologia interna), assim como sugerindo atitudes mais harmônicas para a preservação do que ainda resta do Planeta.


As batalhas estão em curso, novas perspectivas sendo exploradas, inusitadas direções propostas. Com o maior grau de abertura de consciência, maior a capacidade de decidir nossos destinos e os do Planeta. Cada ser humano, individualmente, pode alcançar o conhecimento xamânico interior, que é nossa herança comum. O caminho xamânico proporciona uma experiência direta, única, peculiar e pessoal, sem a intermediação de estruturas impostas por uma religião, seita ou doutrina. Depende de cada um resgatar e utilizar a sabedoria atávica e sagrada dentro de si – cada ser humano acordar e voltar a tornar-se vivo e eterno, em comunhão com a Mãe Natureza.


Martha Follain


www.floraisecia.com.br
www.santaignorancia.rg.com.br
Grupo de Defesa Animal:
http://br.groups.yahoo.com/group/santapaciencia

.



publicado por conspiratio às 19:22
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. Yoani Sanchez dissidente...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. O DESEJO IRRESPONSÁVEL DE...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A CONSPIRAÇÃO DO FORO DE ...

. A LISTA DE CLINTON - ESTR...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

. CAUSAS DO CAOS BRASILEIRO...

. CONSPIRAÇÃO DO FORO DE SA...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. ABORTISMO SENDO INSTALADO...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO,

. O PROBLEMA É O FORO DE SÃ...

. ORVIL - TENTATIVAS DE TOM...

. CONSPIRAÇÃO CONTRA A CIVI...

. RITALINA E OUTRAS DROGAS ...

. O EX-REVOLUCIONÁRIO DOSTO...

. UM POUCO SOBRE ABDUÇÃO E ...

. FINS E MEIOS, BEM E MAL,...

. PRIORADO DE SIÃO E A NOV...

. SE NÃO INVESTIRMOS EM CON...

. CONGRESSO QUER MANDAR NO ...

. COREIA, NOVA ORDEM MUNDIA...

. BLOSSOM GOODCHILD E A NAV...

. AGRICULTOR EM GUERRA CONT...

. CONTRA A CAMPANHA CONTRA ...

. OPRIMIR O CIDADÃO COM LEI...

. MANIPULAÇÕES DA LÓGICA, D...

. EXTINGUINDO A PROFISSÃO D...

. KARL MARX , ADAM WEISHAUP...

. CONTROLE E MAIS CONTROLE ...

. UFO OU MÍSSEL ATINGE "MET...

. LÚCIFER E A REVOLUÇÃO

. HIPNOSE PELA TV - DAVID I...

. FORMAÇÃO DO IMBECIL COLET...

. VOAR É COM OS PÁSSAROS?

. OS BILDERBERGERS/ILLUMINA...

. QUEM MANDA NO MUNDO

. O ILLUMINATI OBAMA SE DÁ ...

. ARIZONA WILDER REFUTA DAV...

. QUEM MATOU AARON SWARTZ?

. AGENDAS DE DOMINAÇÃO GLOB...

.arquivos

. Abril 2014

. Novembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. 3 elites globalistas(6)

. a corporação(9)

. acobertamento(13)

. agenda illuminati(13)

. alex jones(8)

. amor(20)

. animais(29)

. arqueologia proibida(4)

. atenção(7)

. auto-realização(33)

. autoritarismo(7)

. bancos terroristas(8)

. benjamin fulford(5)

. bíblia(7)

. big pharma(12)

. bilderberg(8)

. budismo(24)

. calar a democracia(5)

. censura da internet(15)

. cérebro(22)

. codex alimentarius(15)

. comunismo(13)

. concentração(14)

. consciência(7)

. conspiração(94)

. conspiração antidemocrática(6)

. conspiração financeira(11)

. controle da informação(17)

. controle da internet(22)

. cura(25)

. daskalos(7)

. david icke(9)

. denúncia(10)

. depopulação(6)

. despopulação(8)

. deus(10)

. ditadura(14)

. ditadura através da mentira(6)

. ditadura através da saúde(11)

. documentários ufológicos(7)

. ecologia(35)

. educação(7)

. ego(25)

. engenharia social(9)

. ensonhar(11)

. eqm (experiência de quase-morte)(12)

. extraterrestre interferência(11)

. filosofia(6)

. globalistas(5)

. goldsmith(8)

. google(9)

. governo oculto(31)

. gripe suína(8)

. história(17)

. história da nom(5)

. illuminati(54)

. integração(9)

. internautas conheçam seu poder(6)

. internet censura(11)

. intraterrestres(8)

. jesus(8)

. krishnamurti(13)

. lei cala-boca da internet(5)

. liberdade(8)

. livre-arbítrio(6)

. manipulação da informação(13)

. manipulação da mente(8)

. manipulação das massas(8)

. medicina natural(10)

. mentecorpo(5)

. microchip(7)

. milton cooper(7)

. monsanto(6)

. movimento revolucionário(9)

. neurociência(20)

. nom(43)

. nova ordem mundial(83)

. obama(7)

. olavo de carvalho(31)

. poder da internet(5)

. poder da mente(97)

. poder das farmacêuticas(5)

. política(16)

. predadores da humanidade(16)

. problema-reação-soluçao p-r-s(7)

. profecias(9)

. project camelot(11)

. psicanálise(5)

. pt(9)

. rauni kilde(6)

. realidade(7)

. rockefeller(7)

. saúde(19)

. sonho lúcido(22)

. totalitarismo(9)

. totalitarismo global(9)

. ufo(46)

. universo(16)

. vida(31)

. xamanismo(15)

. todas as tags

.favorito

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

.links

.links

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO

.DAVID ICKE - PROBLEMA-REAÇÃO-SOLUÇÃO - a mais poderosa técnica de manipulação das massas

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO