Sábado, 11 de Outubro de 2008

UM POUCO DA BUSCA ESPIRITUAL DE RAM DASS EM "A MENTE MEDITATIVA"

.
.

William James, que, em 1902, escreveu sobre estados alterados de consciência em Varieties of religious experience:

Nenhuma descrição do universo em sua totalidade pode ser definitiva, o que deixa essas outras formas de consciência bastante desprezadas. Como apreciá-las é a questão, pois são tão descontínuas com a consciência ordinária. No entanto, elas podem deter­minar atitudes, embora não possam fornecer fórmulas, e desven­dar uma região, embora não consigam dar um mapa. De todo modo, elas impedem uma conclusão prematura das nossas contas com a realidade.

Viemos a apreciar a sofisticação e a sensibilidade dos sis­temas orientais de rotular estados alterados de consciência. Por aproximadamente 4000 anos, as religiões orientais têm desen­volvido mapas e roteiros para o terreno da exploração interior. Podíamos entender alguns deles, enquanto outros eram basea­dos em perspectivas culturais demasiado estranhas a nós mes­mos para serem úteis. Em 1967 fui à Índia por causa da atra­ção desses mapas e porque queria encontrar um caminho - ou talvez um mestre - por meio do qual pudesse utilizar os mapas mais efetivamente. Esperava então poder estabilizar aqueles estados alterados de consciência e integrá-los com a vida diária normal. Nenhum de nós tinha conseguido isso por meio dos psicodélicos.

Na Índia, encontrei-me com Neemkaroli Baba, que era muito mais do que eu podia ter esperado. Ele vivia no estado chamado sahaj samadhi, no qual os estados alterados de cons­ciência eram parte integrante de sua vida. Em sua presença, tinha-se a sensação de espaço infinito e de atemporalidade, bem como de profundo amor e compaixão. Maharaji, como o cha­mávamos, uma vez ingeriu uma dose enorme de psicodélicos e, para minha absoluta surpresa, nada aconteceu. Já que sua cons­ciência não era limitada a nenhum lugar, então não havia aonde ir, pois ele já estava aqui, em todas as suas possibilidades.

Ver alguém e ser alguém são duas coisas diferentes - e eu de longe preferia ser alguém do que ver alguém. A questão era como efetuar a transformação daquele que eu pensava ser naquele ou naquilo que Maharaji era ou não era, tomei tudo o que vinha dos lábios de Maharaji como instruções específicas, embora não fosse capaz de segui-las todas. Mas então fiquei mais confuso, pois ele dava instruções contraditórias. Percebi que estava diante de um mestre, como um koan Zen, que não seria efetivo enquanto alguém permanecesse vinculado ao racional. Dali de onde eu estava, na minha mente racional, razoável, analítica, eu não poderia chegar aonde pensava estar indo. O que fazer?

Na presença de Maharaji, experimentei meu coração abrir­-se e senti ondas até então nunca vivenciadas de amor cada vez mais avassalador. Talvez fosse aquele caminho -afogar-se no amor. Mas minha mente não se aquietaria. O cientista social, ­este cético - não se afogaria sem lutar. Usando todas as ferra­mentas, inclusive meu desejo sensual e o intelecto, bem como a culpa e o senso de responsabilidade, a estrutura do meu ego revidou. Por exemplo, nos templos em que Maharaji ficava, havia estátuas de Hanuman, um deus-macaco que tinha todo o poder devido à sua total devoção a Deus. Hanuman é profun­damente amado e venerado pelos devotos de Maharaji. Sentei-­me diante de uma estátua de cimento de um macaco com dois metros e meio, pintada de vermelho, e cantei para ele e meditei a seu respeito. O tempo todo, uma voz me dizia: "Aí, hem, sentado adorando um ídolo de cimento de um macaco. Você realmente passou das medidas". Era a batalha interior, para a qual o Bhagavad Gita é uma metáfora.

Meus amigos budistas disseram que o problema era uma questão de disciplina da mente, e quando indagado, Maharaji afirmou que se alguém dirigisse a mente para um ponto conhe­ceria Deus. Talvez fosse o que eu tinha de fazer. Comecei então a meditar a sério. O caminho devocional permitia demasiada distração da mente, _ eu tinha de ser mais rígido comigo mesmo. Em 1971 comecei uma prática séria de meditação em Bodh Gaya, onde Buda tinha sido iluminado. Numa série de cursos de dez dias, eu, junto com outros cem ocidentais, Fui gentilmente guiado para dentro das técnicas theravadanas de meditação budista - o máximo de simplicidade na prática.

Durante esse período, conheci Anagarika Munindra, um mestre therevadano que parecia, em sua quase transparente qua­lidade, refletir a serenidade consciente e leve a que todo conduzia. Eu estava contentíssimo com minhas primeiras degustações de uma nova tranqüilidade profunda. Pedi para aprender mais, e ele me apresentou o Visuddhimagga, uma parte da tradição escolástica budista. Finalmente, eu, um psicólogo ocidental, fiquei verdadeiramente humilhado do ponto de vista intelectual. Porque vi o que era de fato o psyche logos. Ali, naquele único volume, havia um sistema de categorias de con­dições mentais sofisticadamente articulado _ abrangente, mais uma filosofia e um método para libertar nossa consciência da tirania de nossa própria mente. Ali estava o sistema de rotulação que eu vinha procurando desde 1961. Era surpreendentemente livre de julgamentos de valor e, assim, prestava-se a servir de meio para comparar sistemas metafóricos contrastantes acerca de estados alterados de consciência. Sorvi o livro como a um vinho precioso.

Embora meu intelecto estivesse deliciado com o sistema subjacente às práticas, descobri-me áspero e resistente à própria meditação. Havia um erro no modo como estava praticando o método, ou era um indício de que a forma da prática espiritual não era o meu caminho? Deixei com alegria Bodh Gaya para cumprir a promessa de participar de uma celebração bhakti e também para encontrar MaharaJi, que era meu Guru. Você pode perguntar por que, sendo Maharaji, um hindu, o meu guru, eu tinha ido estudar meditação budista em primeiro lugar - em vez de permanecer com ele. Bem, a resposta é que ele não me permitiria ficar, e sempre repetia "Sub Ek" (tudo é um). Falou longamente de Cristo e de Buda, e depois me mandou embora. Portanto, quando estava longe de Maharaji, não me parecia incoerente procurar outras tradições. Porque, no método do Guru, todos os outros métodos alimentavam o pro­cesso de purificação que me permitiria fundir-me com meu amado Maharaji. A fusão seria o fim da jornada.

Do Prólogo de Ram Dass para o livro “A Mente Meditativa” de Daniel Goleman



A MENTE MEDITATIVA
Daniel Goleman
Editora Ática


Parte I

O Visuddhimagga: um mapa para o espaço interior.... 25
1- Preparação para a meditação.... 26
2- A via da concentração.... 33
3- A via da introvisão.... 42

Parte II

Vias de meditação: um panorama.... 61
4- O bhakti hindu.... 63
5- A cabala judaica.... 69
6- O hesicasma cristão.... 73
7- Sufismo.... 79
8- A meditação transcendental.... 86
9- O yoga ashtanga de Patanjali.... 91
10- O tantra indiano e o yoga kundalini.... 96
11- O budismo tibetano....101
12- O zen.... 106
13- A quarta via de Gurdjieff.... 110
14- A consciência sem escolha de Krishnamurti.... 115

Parte III

Vias de meditação: sua unicidade essencial.... 119
15- Preparação para a meditação.... 119
16- Atenção.... 121
17- Ver aquilo em que se crê.... 124
18- Estados alterados na meditação.... 126

Parte IV

A psicologia da meditação.... 131
19- Abbidhamma: uma psicologia oriental.... 131
20- Psicologia: Oriente e Ocidente..... 154
21- Meditação: pesquisa e aplicações práticas.... 175


Bibliografia.... 203
Leituras recomendadas... 213
Índice remissivo... 215
.
publicado por conspiratio às 18:58
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. Yoani Sanchez dissidente...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. O DESEJO IRRESPONSÁVEL DE...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A CONSPIRAÇÃO DO FORO DE ...

. A LISTA DE CLINTON - ESTR...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

. CAUSAS DO CAOS BRASILEIRO...

. CONSPIRAÇÃO DO FORO DE SA...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. ABORTISMO SENDO INSTALADO...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO,

. O PROBLEMA É O FORO DE SÃ...

. ORVIL - TENTATIVAS DE TOM...

. CONSPIRAÇÃO CONTRA A CIVI...

. RITALINA E OUTRAS DROGAS ...

. O EX-REVOLUCIONÁRIO DOSTO...

. UM POUCO SOBRE ABDUÇÃO E ...

. FINS E MEIOS, BEM E MAL,...

. PRIORADO DE SIÃO E A NOV...

. SE NÃO INVESTIRMOS EM CON...

. CONGRESSO QUER MANDAR NO ...

. COREIA, NOVA ORDEM MUNDIA...

. BLOSSOM GOODCHILD E A NAV...

. AGRICULTOR EM GUERRA CONT...

. CONTRA A CAMPANHA CONTRA ...

. OPRIMIR O CIDADÃO COM LEI...

. MANIPULAÇÕES DA LÓGICA, D...

. EXTINGUINDO A PROFISSÃO D...

. KARL MARX , ADAM WEISHAUP...

. CONTROLE E MAIS CONTROLE ...

. UFO OU MÍSSEL ATINGE "MET...

. LÚCIFER E A REVOLUÇÃO

. HIPNOSE PELA TV - DAVID I...

. FORMAÇÃO DO IMBECIL COLET...

. VOAR É COM OS PÁSSAROS?

. OS BILDERBERGERS/ILLUMINA...

. QUEM MANDA NO MUNDO

. O ILLUMINATI OBAMA SE DÁ ...

. ARIZONA WILDER REFUTA DAV...

. QUEM MATOU AARON SWARTZ?

. AGENDAS DE DOMINAÇÃO GLOB...

.arquivos

. Abril 2014

. Novembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. 3 elites globalistas(6)

. a corporação(9)

. acobertamento(13)

. agenda illuminati(13)

. alex jones(8)

. amor(20)

. animais(29)

. arqueologia proibida(4)

. atenção(7)

. auto-realização(33)

. autoritarismo(7)

. bancos terroristas(8)

. benjamin fulford(5)

. bíblia(7)

. big pharma(12)

. bilderberg(8)

. budismo(24)

. calar a democracia(5)

. censura da internet(15)

. cérebro(22)

. codex alimentarius(15)

. comunismo(13)

. concentração(14)

. consciência(7)

. conspiração(94)

. conspiração antidemocrática(6)

. conspiração financeira(11)

. controle da informação(17)

. controle da internet(22)

. cura(25)

. daskalos(7)

. david icke(9)

. denúncia(10)

. depopulação(6)

. despopulação(8)

. deus(10)

. ditadura(14)

. ditadura através da mentira(6)

. ditadura através da saúde(11)

. documentários ufológicos(7)

. ecologia(35)

. educação(7)

. ego(25)

. engenharia social(9)

. ensonhar(11)

. eqm (experiência de quase-morte)(12)

. extraterrestre interferência(11)

. filosofia(6)

. globalistas(5)

. goldsmith(8)

. google(9)

. governo oculto(31)

. gripe suína(8)

. história(17)

. história da nom(5)

. illuminati(54)

. integração(9)

. internautas conheçam seu poder(6)

. internet censura(11)

. intraterrestres(8)

. jesus(8)

. krishnamurti(13)

. lei cala-boca da internet(5)

. liberdade(8)

. livre-arbítrio(6)

. manipulação da informação(13)

. manipulação da mente(8)

. manipulação das massas(8)

. medicina natural(10)

. mentecorpo(5)

. microchip(7)

. milton cooper(7)

. monsanto(6)

. movimento revolucionário(9)

. neurociência(20)

. nom(43)

. nova ordem mundial(83)

. obama(7)

. olavo de carvalho(31)

. poder da internet(5)

. poder da mente(97)

. poder das farmacêuticas(5)

. política(16)

. predadores da humanidade(16)

. problema-reação-soluçao p-r-s(7)

. profecias(9)

. project camelot(11)

. psicanálise(5)

. pt(9)

. rauni kilde(6)

. realidade(7)

. rockefeller(7)

. saúde(19)

. sonho lúcido(22)

. totalitarismo(9)

. totalitarismo global(9)

. ufo(46)

. universo(16)

. vida(31)

. xamanismo(15)

. todas as tags

.favorito

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

.links

.links

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO

.DAVID ICKE - PROBLEMA-REAÇÃO-SOLUÇÃO - a mais poderosa técnica de manipulação das massas

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO