Sexta-feira, 29 de Agosto de 2008

CÉREBRO: AS SETE DICAS DE ANDRÉ VERMEULEN

.
.
.

7 MÁXIMAS DO CÉREBRO, SEGUNDO ANDRÉ VERMEULEN

*Publicado por Cosete Ramos

André Vermeulen, CEO da Neuro-Link, em sua palestra na ASTD (American Society for Training and Developmente), em Orlando (EUA), em junho, discutiu esquemas para aplicar as 7 máximas do cérebro, a fim de trabalhar de forma mais inteligente e aumentar o desempenho mental.O cérebro tem poderes ilimitados, porém não desempenhará tão bem quanto o esperado se não soubermos como prepará-lo e ativá-lo. A fim de aumentar o desempenho do cérebro, a pessoa tem de alinhar o seu estilo de vida com sete princípios básicos.


1. O PRINCÍPIO DA UTILIZAÇÃO DO CÉREBRO INTEIRO
A melhoria do desempenho começa quando as pessoas são estimuladas a utilizar os dois hemisférios simultaneamente. Como? Desenvolver atividades do tipo nadar, dançar, fazer ginástica, ouvir ou tocar música, jogar xadrez, fazer arte.


2. O PRINCÍPIO DA ÁGUA
A água é o “solvente mágico” para as partículas carregadas que conduzem o impulso da informação através dos axônios. Como? Beber oito copos de água por dia. Quando em estresse, dobre para dezesseis.


3. O PRINCÍPIO DO OXIGÊNIO
Nosso cérebro funciona na base do oxigênio. Os movimentos enriquecem o cérebro de oxigênio. Como? Realizar exercícios de respiração antes e durante e trabalho e, principalmente, em eventos de aprendizagem. Cercar-se de plantas em casa e no trabalho.


4. O PRINCÍPIO DA ALIMENTAÇÃO
Além de oxigênio, nosso cérebro funciona na base da glicose. Ele retira a energia que precisa da comida que você come e do oxigênio que respira. Num adulto, o cérebro usa cerca de 20% da energia total. Para ter energia, o cérebro precisa de muita glicose. Por isso, frutas e vegetais são fundamentais na sua alimentação. Como? Incluir uma variedade de alimentos em sua dieta. Fazer um bom café da manhã. Comer, no almoço, um lanche leve, com salada. Permanecer no peso ideal. Evitar comidas processadas.


5. O PRINCÍPIO DO MOVIMENTO
Quanto mais nos movimentamos, mais conexões são criadas dentro do cérebro. “Movimento é a porta para a aprendizagem” (Dennison). Uma completa elaboração da informação inicia quando começarmos a nos mexer. Como? Fazer exercícios pelo menos 30 minutos por dia. No trabalho, realizar movimentos de alongamento, cruzamentos laterais, mexer com os pés (enquanto pensa e aprende); outras atividades que o tirem da cadeira.


6. O PRINCÍPIO DO PENSAMENTO POSITIVO
Quando as pessoas pensam pensamentos negativos, elas segregam inibidores químicos que bloqueiam ou limitam o fluxo de impulsos eletro-químicos. Por outro lado, ao pensar pensamentos positivos, segregam neurotransmissores que facilitam o pensamento, a aprendizagem e a criatividade. Como? Mudar sua autoconversa com o cérebro (estado mental positivo). Fazer uma auto-avaliação honesta. Tomar uma decisão de mudar. Estabelecer uma meta positiva. Escolher torna-se um otimista.


7. O PRINCÍPIO DESAFIO E NOVIDADE (“USE-O OU PERCA-O”)
Quanto mais usarmos nosso cérebro (independente da idade), mais alta se mantêm a nossa performance. O cérebro permanece mais denso, quanto mais o usarmos. Quando o cérebro é estimulado por desafios e novas experiências, novas conexões entre neurônios são formadas que, por sua vez, formam permanentes caminhos neuronais. Como? Criar novos desafios para você mesmo. “Pensar fora da caixa”; ser criativo. Sair da zona de conforto. Expor-se ao que é novidade. Aprender coisas novas todo o tempo. Mudar.


No livro da autora deste artigo, “O Despertar do Gênio: Aprendendo com o Cérebro Inteiro”, além de examinar estes princípios, é apresentado um conjunto variado de ferramentas e técnicas que são extremamente importantes para o Profissional do Século 21, o chamado Milênio do Cérebro. Entre elas constam as seguintes. Instrumento para desenhar o Perfil de Inteligência. Formulário de Auto-Avaliação das Competências Emocionais. Técnica da Visualização (“imaginary”) para construir o sucesso na mente, primeiro, como fazem grandes vencedores!

Existe apenas uma estratégia que permite aos profissionais (trabalhadores cerebrais ou do conhecimento) manter sua vantagem competitiva, neste mundo que muda tão rapidamente. Esta estratégia consiste em desenvolverem a capacidade de pensar melhor, aprender melhor e criar melhor do que seus competidores. Aprendizagem, pensamento e criatividade são as funções principais do cérebro. Isto torna o PODER DO CÉREBRO o fator determinante para o sucesso neste século.

http://oeneagrama.multiply.com/journal/item/52/52

(*) Cosete Ramos (www.cosete.com.br). Doutora em Educação, Florida State University - EUA. Mestre em Administração da Educação, Califórnia State University - EUA. Especialista em Aprendizagem Baseada no Cérebro; Tecnologia Educacional e Gestão da Qualidade. Foi professora dos Cursos de Graduação e Mestrado em Administração de Empresas e Pública, da Universidade de Brasília.

Outra versão:


Sete Princípios de André Vermeulen


CEO da Neuro-Link, em sua palestra na ASTD (American Society for Training and Developmente), em Orlando (EUA), em junho, discutiu esquemas para aplicar as 7 máximas do cérebro, a fim de trabalhar de forma mais inteligente e aumentar o desempenho mental.O cérebro tem poderes ilimitados, porém não desempenhará tão bem quanto o esperado se não soubermos como prepará-lo e ativá-lo.
A fim de aumentar o desempenho do cérebro, a pessoa tem de alinhar o seu estilo de vida com sete princípios básicos.)

1.. Estimule-se fisicamente. Mova-se. Dance, faça exercício aeróbico, nade, jogue tênis, futebol. Faça exercícios de lateralidade, por exemplo, com a mão esquerda toque sua orelha direita e com a mão direita toque seu nariz. Agora vice-versa e repita várias vezes até dominá-los.

2.. Tome oito copos de água. De acordo com os especialistas, isso não é opcional, é obrigatório se quisermos que nosso cérebro funcione de uma maneira ótima. E se estamos estressados, devemos aumentar para 16 copos de água ao dia. 90 por cento do volume de nosso cérebro está composto por água e é o principal veículo das transmissões eletroquímicas.

3.. Oxigenize-se.
Faça exercício, caminhe diariamente. Antes de uma reunião importante ou de um trabalho que necessite de concentração respire fundo. Respire em 4 tempos, segure o ar em 16 e exale em 8.
O doutor Otto Warburg, Prêmio Nobel de Fisiología, fez uma experiência na qual conseguiu converter células sãs em malígnas, através do simples procedimento de reduzir-lhes o oxigênio. Fique rodeado de plantas. Sabia que uma só planta pode remover partículas contaminadas do ar em um espaço de 9 metros quadrados? As plantas aumentam a ionização negativa do ar e o carregam de oxigênio, aumentando nossa produtividade em 10%. Algumas plantas como as dálias provaram ser as melhores para isso.

4.. Consuma alimentos para o cérebro. É conveniente para o cérebro que comamos cinco porções de fruta e verduras ao dia, sementes, alho, grãos completos, cogumelos, azeite extra-virgem e proteínas. O peixe literalmente proporciona a formação de novas células nervosas.

5.. Pense positivamente. Os pensamentos negativos geram químicos que bloqueiam a conecção entre os neurotransmissores. Como dizia Henry Ford: "Se pensas que podes o que não podes, sempre estarás com a razão".

6.. Escute música barroca. A música é a porta para terrenos interiores; chega a lugares fora de nosso alcance. Ajuda a criatividade, a expressão pessoal. Facilita o aprendizado. Um fazendeiro comprovou que ao colocar música barroca para suas vacas, houve um aumento na produção de leite e de glóbulos brancos.

7.. Libere seu cérebro. Se não o usarmos, o perderemos. Jogue xadrez, resolva palavras-cruzadas, aprenda a tocar um instrumento, faça matemática, viaje a lugares novos, vá a exposições de arte, leia, estude algo. Escreva e desenhe com as duas mãos. Abra sua mente a novas experiências e formas de pensar. Tudo isso faz com que o cérebro funcione melhor.

Podemos concluir que neste chamado "Milênio da Mente", a única maneira de ser competitivo e manter um equilíbrio em nossas vidas, é alimentar o espírito e é não trabalhar demais, e sim trabalhar melhor….!

Autor: André Vermeulen
.
publicado por conspiratio às 21:15
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. Yoani Sanchez dissidente...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. O DESEJO IRRESPONSÁVEL DE...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A CONSPIRAÇÃO DO FORO DE ...

. A LISTA DE CLINTON - ESTR...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

. CAUSAS DO CAOS BRASILEIRO...

. CONSPIRAÇÃO DO FORO DE SA...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. ABORTISMO SENDO INSTALADO...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO,

. O PROBLEMA É O FORO DE SÃ...

. ORVIL - TENTATIVAS DE TOM...

. CONSPIRAÇÃO CONTRA A CIVI...

. RITALINA E OUTRAS DROGAS ...

. O EX-REVOLUCIONÁRIO DOSTO...

. UM POUCO SOBRE ABDUÇÃO E ...

. FINS E MEIOS, BEM E MAL,...

. PRIORADO DE SIÃO E A NOV...

. SE NÃO INVESTIRMOS EM CON...

. CONGRESSO QUER MANDAR NO ...

. COREIA, NOVA ORDEM MUNDIA...

. BLOSSOM GOODCHILD E A NAV...

. AGRICULTOR EM GUERRA CONT...

. CONTRA A CAMPANHA CONTRA ...

. OPRIMIR O CIDADÃO COM LEI...

. MANIPULAÇÕES DA LÓGICA, D...

. EXTINGUINDO A PROFISSÃO D...

. KARL MARX , ADAM WEISHAUP...

. CONTROLE E MAIS CONTROLE ...

. UFO OU MÍSSEL ATINGE "MET...

. LÚCIFER E A REVOLUÇÃO

. HIPNOSE PELA TV - DAVID I...

. FORMAÇÃO DO IMBECIL COLET...

. VOAR É COM OS PÁSSAROS?

. OS BILDERBERGERS/ILLUMINA...

. QUEM MANDA NO MUNDO

. O ILLUMINATI OBAMA SE DÁ ...

. ARIZONA WILDER REFUTA DAV...

. QUEM MATOU AARON SWARTZ?

. AGENDAS DE DOMINAÇÃO GLOB...

.arquivos

. Abril 2014

. Novembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. 3 elites globalistas(6)

. a corporação(9)

. acobertamento(13)

. agenda illuminati(13)

. alex jones(8)

. amor(20)

. animais(29)

. arqueologia proibida(4)

. atenção(7)

. auto-realização(33)

. autoritarismo(7)

. bancos terroristas(8)

. benjamin fulford(5)

. bíblia(7)

. big pharma(12)

. bilderberg(8)

. budismo(24)

. calar a democracia(5)

. censura da internet(15)

. cérebro(22)

. codex alimentarius(15)

. comunismo(13)

. concentração(14)

. consciência(7)

. conspiração(94)

. conspiração antidemocrática(6)

. conspiração financeira(11)

. controle da informação(17)

. controle da internet(22)

. cura(25)

. daskalos(7)

. david icke(9)

. denúncia(10)

. depopulação(6)

. despopulação(8)

. deus(10)

. ditadura(14)

. ditadura através da mentira(6)

. ditadura através da saúde(11)

. documentários ufológicos(7)

. ecologia(35)

. educação(7)

. ego(25)

. engenharia social(9)

. ensonhar(11)

. eqm (experiência de quase-morte)(12)

. extraterrestre interferência(11)

. filosofia(6)

. globalistas(5)

. goldsmith(8)

. google(9)

. governo oculto(31)

. gripe suína(8)

. história(17)

. história da nom(5)

. illuminati(54)

. integração(9)

. internautas conheçam seu poder(6)

. internet censura(11)

. intraterrestres(8)

. jesus(8)

. krishnamurti(13)

. lei cala-boca da internet(5)

. liberdade(8)

. livre-arbítrio(6)

. manipulação da informação(13)

. manipulação da mente(8)

. manipulação das massas(8)

. medicina natural(10)

. mentecorpo(5)

. microchip(7)

. milton cooper(7)

. monsanto(6)

. movimento revolucionário(9)

. neurociência(20)

. nom(43)

. nova ordem mundial(83)

. obama(7)

. olavo de carvalho(31)

. poder da internet(5)

. poder da mente(97)

. poder das farmacêuticas(5)

. política(16)

. predadores da humanidade(16)

. problema-reação-soluçao p-r-s(7)

. profecias(9)

. project camelot(11)

. psicanálise(5)

. pt(9)

. rauni kilde(6)

. realidade(7)

. rockefeller(7)

. saúde(19)

. sonho lúcido(22)

. totalitarismo(9)

. totalitarismo global(9)

. ufo(46)

. universo(16)

. vida(31)

. xamanismo(15)

. todas as tags

.favorito

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

.links

.links

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO

.DAVID ICKE - PROBLEMA-REAÇÃO-SOLUÇÃO - a mais poderosa técnica de manipulação das massas

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO