Domingo, 27 de Setembro de 2009

REPENSANDO O PRÓPRIO NÚCLEO DO PENSAMENTO

*





Recusa arrebatadora

Em "Dialética Negativa", livro que acaba de ser publicado no Brasil, Theodor Adorno critica e ultrapassa a noção de "conceito"

GABRIEL COHN
ESPECIAL PARA A FOLHA

A comunidade de "frankfurtianos" brasileiros está feliz. Se, desde os anos 80, já contava com edições da "Dialética do Esclarecimento", de "Minima Moralia" (com nova edição recente) e da "Teoria Estética", além de outros textos importantes, agora tem a "Dialética Negativa" (um pormenor expressivo: na capa, o autor é nomeado Adorno, sem mais).


Se, na "Dialética do Esclarecimento" [escrita com Max Horkheimer], se tratava da crítica racional da razão e, se "Minima Moralia" buscava decifrar as formas da vida falsa no mundo falso (que não entrega o que promete), na "Dialética Negativa" [ed. Zahar, trad.Marco Antonio Casanova, 352 págs., R$ 59] tenta-se transcender o pensamento conceitual mediante o conceito.


Trata-se de decifrar as condições objetivas e os limites subjetivos para pensar o mundo quando este cada vez mais resiste ao pensamento. Só isso já revela sua relevância nos dias que correm.


Trata-se de tentativa sistemática (conjugação contraditória, na qual a forma aberta do ensaio, preferida por Adorno, briga com o empenho na consistência conclusiva) de expor um pensamento que recusa o estado de coisas no mundo sem abrir mão da racionalidade. Compromisso inquebrantável com a razão, sim; mas com uma razão "impura", saturada de experiência do mundo.


Para isso, é preciso repensar o próprio núcleo do pensamento, o conceito. Na sua figura convencional, "positiva", o conceito opera como instrumento que permite identificar o caso particular de um conjunto geral, como o alfinete que prende a borboleta na coleção bem arrumada.


Pois bem, Adorno [1903-69] quer desarrumar a coleção, devolver a borboleta ao seu movimento próprio sem perdê-la de vista. Só há um meio para isso: é escapar à mera identificação, negar-lhe caráter conclusivo, ir além dela. Nisso consiste a índole negativa do pensamento de Adorno.


Seu mote básico é: quando o pensamento esbarra com a barreira do já dado sem mais, do "imediato", do já identificado e etiquetado, é aí mesmo que ele deve prosseguir, seguir adiante.


Ao fazê-lo, verá seu objeto desdobrar-se seguidamente em polos antagônicos, contraditórios, que revelam conteúdos insuspeitados e ao mesmo tempo induzem a buscar uma parada nesse movimento perturbador. É esse alívio, de resolver em alguma afirmação pacificadora a contradição, que Adorno demonstra ser equivocado. Cumpre aceitar a contradição, para acompanhar o seu desenvolvimento intrínseco. Nisso consiste a índole dialética desse pensamento.


Uma dialética radical, porque não abre mão da negatividade. E um pensamento conceitual (embora se opondo ao seu caráter meramente identificador) radicalmente racional ao buscar transcender os limites da razão possível aqui e agora. Mas nada de apostar no primado unilateral de um sujeito soberano, que arruma o mundo conforme as categorias do seu pensamento.


A negatividade não se dá no enunciado negativo, mas é um modo de pensar imposto pelas condições de existência do objeto. Daí o primado do objeto, afirmado pelo materialista Adorno. Não primado unilateral, porém: trata-se do objeto pensado, levado para além da sua posição de dado sem mais.


A negação não é mera rejeição. Trata-se de contestar o mutismo autossuficiente do dado.

Negação determinada


"Dialética Negativa" começa com a constatação de que "a filosofia, que um dia pareceu ultrapassada, mantém-se em vida porque se perdeu o instante da sua realização" e termina revelando-se "solidária com a metafísica no instante da sua queda". O final retoma o início, ao seu modo: negativo até o fim, opõe-se tanto ao pensamento do originário e do incondicionado quanto à sua queda.


Encontra-se nisso o cerne do modo de pensar desenvolvido na obra: o exercício sustentado da "negação determinada". Determinada nos dois sentidos: primeiro, ela não é só formal, tem conteúdo; depois, no próprio modo como se manifesta, estão inscritas as condições objetivas do mundo social, da sua história, enfim. Isso remete ao imperativo básico: ir além, seguir pensando.


Entre um ponto e outro, um longo processo de elaboração, que passa por duas partes mais "sistemáticas" e por três "modelos". Estes nada têm de modelar: são modos peculiares de exposição, que Adorno foi buscar na música, seu campo predileto. Neles se entrelaçam, no plano do pensamento, as duas faces do processo real: o "tema" e o "desenvolvimento".
O terceiro modelo, ponto culminante do conjunto, é uma construção arrebatadora (que depois não se fale mal do estilo de Adorno). Nele, todos os temas do livro são retomados e recombinados, no jogo entre a razão identificadora enlouquecida objetiva (Auschwitz) e a razão crítica subjetiva (Kant).



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GABRIEL COHN é professor aposentado da USP e tradutor da nova edição brasileira de "Minima Moralia" (ed. Azougue), de Theodor W. Adorno.


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1309200905.htm


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publicado por conspiratio às 20:32
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1 comentário:
De jholland a 28 de Setembro de 2009 às 13:26
Adorno e os frankfurtianos já andaram sendo criticados por entrarem numa espécie de "beco sem saída", uma crítica cáustica que os levou não à ação, mas ao imobilismo. Dentro da tradição materialista - na qual os próprios frankfurtiano se diziam inserir - diz-se que esses teóricos eram apenas pseudo-anti-burgueses e, assim, não podiam superar-se a si próprios. Valendo dizer, a crítica pensada que formularam só podia ser mesmo isso: meramente pensada. Para ir além, eles teriam que realizá-la por meio de uma auto-superação vivida. Nesse ponto, creio que Guy Debord foi além.

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