Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009

UM ÍNDIO, SUA CORUJA E SUAS IDÉIAS SOBRE O TEMPO - GRANDFATHER SEMU HUAUTE

*





Texto de Luiz Carlos Lisboa

UM VELHO ÍNDIO SUA CORUJA E UMAS IDÉIAS SOBRE O TEMPO


... na direção da casa principal da Ojai Foundation, há um homem imóvel, com um casaco de couro e a cabeça branca, olhando o horizonte como se esperasse alguma coisa. Mais tarde ele nos diz que espera uma coruja, seu animal guia. É o mais velho dos índios Chumash, chege e depositário vivo de uma tribo que quase se extinguiu. Conhecido como Grandfather Semu Huaute, conversa com os recém-chegados de modo atencioso e interessado, mas seus olhos não se afastam das montanhas distantes, o que faz com que às vezes pareça cego.

As longas traças brancas balançam sobre seu peito, enquanto faz perguntas sobre os índios brasileiros, e a maneira como vivem no nas reservas. Semiu Huate, no entanto, não tem nada a dizer sobre a situação dos índios norte-americanos, porque sua atenção está voltada para o que acredita eterno na tradição de seu povo – eterno também segundo ele, no coração de todo homem. A cura do corpo está associada, segundo crê, à cura do espírito, e não há porque separar saúde e paz interior. Na Ojai Foundation já nos havim falado do seu humor sério, da agilidade de seus movimentos aos 80 anos, da singeleza da sua expressão verbal. Semu é conhecido onde vive como um homem feliz mas inabalável, aparentemente despido de emoções mas capaz de se interessar profundamente pelos que se aproximam dele.

Uma visitante, pequenina e loura, estende-lhe uma folha datilografada: é um presente para o velho Chumash, um poema japonês antigo do Terceiro Patriarca Zen, um irmão espiritual do chefa índio. Semu Huate faz um cumprimento, guarda na manga o papel, e ouve em silêncio um comentário sobre a antiguidade do poema. “Cada vez que você lê”, diz ele, pronunciando cada sílaba num inglês com sotaque índio, “é novo como se tivesse sido feito agora, não é verdade?”. A moça loura sorri, confirma. Semu olha agora para o alto do céu, acompanhando o vôo distante de uma ave, quase invisível para nós.

“O homem apressado vive para amanhã e recorda o ontem”, fala devagar, fitando as nuvens. “Sei interesse nunca está aqui, onde tudo acontece, onde o mundo existe e as pessoas existem nele. O único viajante feliz é aquele que está em determinado ponto de sua viagem, no instante em que está. O que passou na estrada, já passou. O que vem pela frente ainda não se realizou. Vivendo agora, somente agora, o viajante é um ponto no mapa da vida. Somente ali ele existe. Como trajetória, ele é uma fantasia, alguma coisa que os professores e sábios de vocês chamam de hipótese.” Um leve sorriso passa pelos lábios finos de Semu, enquanto seu rosto está voltado para oeste, onde um sol alaranjado se escondeu atrás das nuvens ralas.

As cinco pessoas que o cercam estão presas ao chão, não se animando a tirar fotos ou a fazer-lhe perguntas, tão impressionante ele parece. Alguém na Ojai Foudation me dissera que o velho índio era melhor que qualquer serviço de meteorologia para predizer que tempo teríamos no dia seguinte, mas isso parece banal demais para ser trazido à conversa. Um instante de silêncio, e Semu Huaute parece adivinhar meus pensamentos. “Hoje tem sol até o fim do dia, mas à noite tem chuva e de madrugada esfria bastante”. Balancei a cabeça, agradecido, e perguntei alguma coisa sobre o viajante imóvel no mapa, de que o grandfather havia falado há pouco. “Sim”, diz ele reanimado, “também quando estamos, estamos num ponto da frase, como estamos num ponto dos nossos pensamentos. Mas aqui a coisa fica um pouco complicada, porque pensar é jogar com o tempo e o verdadeiro entendimento é silencioso – principalmente por dentro”.

Seus olhos piscam duas vezes pela primeira vez desde que nos encontramos. Há um movimento numa árvore próxima, num ponto da folhagem que já havia chamado a atenção do índio. “É ela, meu animal-guia, mas ainda é muito cedo para uma coruja se mostrar”, continua Semu, apontando na direção do poente. Faz uma pausa e retoma o assunto, enquanto os visitantes se acomodam de modo a poderem ouvi-lo melhor. “O pensamento é um jogo de esconder com o tempo, como a memória é uma espécie de marcação do terreno para facilitar a vida do caçador, do viajante pela vida. Pensamos projetando para o futuro ou refazendo o passado, o que já acabou. Quando alguém pensa, está fora do agora mágico, o único ponto real no mundo, a ira da flecha, o foco do olhar do Grande Pai”. A voz de Semu é grave, seu aspecto é reverente.



Por coincidência, há uma agitação maior naquele ponto da folhagem que ele vigia com atenção. Duas das moças visitantes parecem inquietas, os olhos muito abertos, os pés querendo dirigir-se para o edifício da Ojai Foundation. Então, uma nuvem maior escondeu completamente o sol, e tudo o que se destacou na penumbra foi a silhueta poderosa do grandfather Semu Huaute, imóvel e vasto como um menir da antiguidade. As cabeças viraram todas na mesma direção, quando as asas abertas de uma coruja passaram sobre nós, silenciosas. O velho índio começou a descer a colina. “A caminho de casa”, dizia ele, “apenas isso, a caminho de casa, eternamente isso, aqui e agora. Não mais na colina, ainda não na casa, apenas a caminho, entende? Completamente a caminho.”

Ficamos, os cinco visitantes, no lugar em que estávamos há meia hora, vendo a silhueta escura diminuindo até sumir numa cerca das proximidades.


*
publicado por conspiratio às 22:36
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?
7 comentários:
De JR a 22 de Setembro de 2009 às 03:52
Muito linda esta postagem e olha que se este indio não estivesse ainda vivo , eu diria que já o vi em várias viagens xamanicas que fiz e por coincidencia junto a uma coruja.
Mas deve ser apenas acaso de um caso que me confundiu.
Parabens pela matéria
abraços
De Célia H Barcellos a 22 de Setembro de 2009 às 17:20
Oi JR, Obrigada!
Não sei se ele está vivo ainda. Acho que esse artigo tem pelo menos uns 10 anos. E seu autor, Luiz Carlos Lisboa, tinha muitas outras matérias lindas publicadas no jornal, acho que era o Jornal da Tarde.

Abraços!
Célia
De Adelia Ester Maame Zimeo a 23 de Setembro de 2009 às 15:41
Texto lindíssimo! "A cura do corpo está associada, segundo crê, à cura do espírito, e não há porque separar saúde e paz interior." O corpo apenas reflete, dando um sinal de alerta, as descompensações ocorridas na alma do ser. Por isso, tratar as dores da alma, para que o físico ser saudável é uma atitude sábia. Aproveito, para lhe dizer que há um selo aguardando por você em meu blog. Beijos.
De Miriam a 23 de Setembro de 2009 às 17:09
....nas viagens xamanicas com certeza meu eu ja encontrou o "eu" desse indio...maravilhosa a materia...parabens
De Célia H Barcellos a 23 de Setembro de 2009 às 21:16
Uau! Muito obrigada! Encontrei a data do artigo: é de 1989!

Abraço a todas,
Célia
De elvis a 15 de Julho de 2012 às 00:33
Estava agora mesmo transcrevendo esse artigo de Luiz Carlos Lisboa. Meu pai no dia 13/05/1989 após ler esse artigo e se inspirado nele, deu uma cópia dele para seus quatro filhos. Ainda hoje me emociono com sua leitura já com a cópia bem deteriorada e amarelada. Semu Huaute morreu em 2004. Estava procurando a data correta do artigo de Lisboa, quando cheguei a esse blog. Fico fascinado que uma outra pessoa de um lugar tão distante tenha também tirado enorme significado desse pequeno fragmento. Amplexos
De conspiratio a 16 de Julho de 2012 às 21:41
Oi Elvis, estava fazendo uma faxina em meus recortes e separei alguns para postar, pois senpre valerão a pena. Este é um deles. O problema maior é arranjar tempo para todos. Tem muita coisa boa escondida no mundo...

Abs,
Celia

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. Yoani Sanchez dissidente...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. O DESEJO IRRESPONSÁVEL DE...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A CONSPIRAÇÃO DO FORO DE ...

. A LISTA DE CLINTON - ESTR...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

. CAUSAS DO CAOS BRASILEIRO...

. CONSPIRAÇÃO DO FORO DE SA...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. ABORTISMO SENDO INSTALADO...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO,

. O PROBLEMA É O FORO DE SÃ...

. ORVIL - TENTATIVAS DE TOM...

. CONSPIRAÇÃO CONTRA A CIVI...

. RITALINA E OUTRAS DROGAS ...

. O EX-REVOLUCIONÁRIO DOSTO...

. UM POUCO SOBRE ABDUÇÃO E ...

. FINS E MEIOS, BEM E MAL,...

. PRIORADO DE SIÃO E A NOV...

. SE NÃO INVESTIRMOS EM CON...

. CONGRESSO QUER MANDAR NO ...

. COREIA, NOVA ORDEM MUNDIA...

. BLOSSOM GOODCHILD E A NAV...

. AGRICULTOR EM GUERRA CONT...

. CONTRA A CAMPANHA CONTRA ...

. OPRIMIR O CIDADÃO COM LEI...

. MANIPULAÇÕES DA LÓGICA, D...

. EXTINGUINDO A PROFISSÃO D...

. KARL MARX , ADAM WEISHAUP...

. CONTROLE E MAIS CONTROLE ...

. UFO OU MÍSSEL ATINGE "MET...

. LÚCIFER E A REVOLUÇÃO

. HIPNOSE PELA TV - DAVID I...

. FORMAÇÃO DO IMBECIL COLET...

. VOAR É COM OS PÁSSAROS?

. OS BILDERBERGERS/ILLUMINA...

. QUEM MANDA NO MUNDO

. O ILLUMINATI OBAMA SE DÁ ...

. ARIZONA WILDER REFUTA DAV...

. QUEM MATOU AARON SWARTZ?

. AGENDAS DE DOMINAÇÃO GLOB...

.arquivos

. Abril 2014

. Novembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. 3 elites globalistas(6)

. a corporação(9)

. acobertamento(13)

. agenda illuminati(13)

. alex jones(8)

. amor(20)

. animais(29)

. arqueologia proibida(4)

. atenção(7)

. auto-realização(33)

. autoritarismo(7)

. bancos terroristas(8)

. benjamin fulford(5)

. bíblia(7)

. big pharma(12)

. bilderberg(8)

. budismo(24)

. calar a democracia(5)

. censura da internet(15)

. cérebro(22)

. codex alimentarius(15)

. comunismo(13)

. concentração(14)

. consciência(7)

. conspiração(94)

. conspiração antidemocrática(6)

. conspiração financeira(11)

. controle da informação(17)

. controle da internet(22)

. cura(25)

. daskalos(7)

. david icke(9)

. denúncia(10)

. depopulação(6)

. despopulação(8)

. deus(10)

. ditadura(14)

. ditadura através da mentira(6)

. ditadura através da saúde(11)

. documentários ufológicos(7)

. ecologia(35)

. educação(7)

. ego(25)

. engenharia social(9)

. ensonhar(11)

. eqm (experiência de quase-morte)(12)

. extraterrestre interferência(11)

. filosofia(6)

. globalistas(5)

. goldsmith(8)

. google(9)

. governo oculto(31)

. gripe suína(8)

. história(17)

. história da nom(5)

. illuminati(54)

. integração(9)

. internautas conheçam seu poder(6)

. internet censura(11)

. intraterrestres(8)

. jesus(8)

. krishnamurti(13)

. lei cala-boca da internet(5)

. liberdade(8)

. livre-arbítrio(6)

. manipulação da informação(13)

. manipulação da mente(8)

. manipulação das massas(8)

. medicina natural(10)

. mentecorpo(5)

. microchip(7)

. milton cooper(7)

. monsanto(6)

. movimento revolucionário(9)

. neurociência(20)

. nom(43)

. nova ordem mundial(83)

. obama(7)

. olavo de carvalho(31)

. poder da internet(5)

. poder da mente(97)

. poder das farmacêuticas(5)

. política(16)

. predadores da humanidade(16)

. problema-reação-soluçao p-r-s(7)

. profecias(9)

. project camelot(11)

. psicanálise(5)

. pt(9)

. rauni kilde(6)

. realidade(7)

. rockefeller(7)

. saúde(19)

. sonho lúcido(22)

. totalitarismo(9)

. totalitarismo global(9)

. ufo(46)

. universo(16)

. vida(31)

. xamanismo(15)

. todas as tags

.favorito

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

.links

.links

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO

.DAVID ICKE - PROBLEMA-REAÇÃO-SOLUÇÃO - a mais poderosa técnica de manipulação das massas

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO