Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2008

EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE - CRONOLOGIA




CRONOLOGIA DOS ESTUDOS SOBRE EXPERIÊNCIA DA QUASE-MORTE


Registros sobre EQMs datam desde o período antes da era comum (a.e.c.).


A cronologia a seguir foi obtida das seguintes fontes: Ferraro & Ferraro, 1996; Musskopf, 2004; http://www.nderf.org; http://www.iands.org.

Século 1500 a.e.c. No livro The Egitan Book of the Dead, há descrição da viagem das almas pelo escuro das sombras, até unirem-se ao Deus-Sol para a eternidade.

Século VII a.e.c. O Livro Tibetano dos Mortos faz referência sobre a EQM, informando haver vida após a morte.

428-347 a.e.c. A República, de Platão, descreve a expe­riência do soldado Er – o Armênio, morto em combate e ressus­citado após 10 dias. Er relata sua 'viagem' através da escuridão para a luz, onde encontrou pessoas conhecidas.

Século XVII e XVIII e.c. (1688-1722). Emanuel Swendenborg, filósofo e vidente sueco, reuniu e divulgou inúmeros relatos sobre EQMs. Os casos, em sua maioria, referem-se aos mineiros soter­rados e sobreviventes dos acidentes nas minas.

Século XIX e.c. Os Mórmons têm relatos de fatos sobre EQM, sinalizados desde os tempos antigos até os dias contemporâneos.

Em 1878, E. H. Clarke realizou a primeira pesquisa formal sobre EQM, intitulada Visions: A Study of False Sight (in Groth­Marnat e Schumaker – Journal of Humanistic Psychology). O autor compilou as informações relatadas pelas pessoas que passaram por EQMs, evidenciando, em sua pesquisa, a sobrevivência da alma.

Em 1882, Henry Sidawick, E W. H. Myers, Edmund Gurney e outros organizaram a Society for Psychical Research – SPR, e pu­blicaram 15 volumes de pesquisa sobre o assunto EQM.

Em 1892, Albert Hein, geólogo e alpinista suíço, coletou e transcreveu as experiências de 30 alpinistas caídos de grandes alturas. Os relatos assemelhavam-se às descrições de EQMs estu­dadas e organizadas pela SPR.

Em 1927, Ernesto Bozzano, pesquisador italiano, escreveu sobre EQM no livro Fenômeno de Bilocação. Transcreveu o relato do capitão Gilbert Nobbs, ferido na 2á Guerra Mundial, que dizia ter perdido o medo da morte (tanatofobia), após a EQM. Bozzano descreve em outro título, A Morte & os Seus Mistérios, aconte­cimentos extraídos de outros autores, a exemplo de Bérgson e Victor Egger, fazendo abordagem sobre as Experiências da Quase-Morte com foco no fenômeno parapsíquico multidimensional.

Em 1940, Vlademir Negovsky sistematizou estudo sobre soldados feridos na Segunda Guerra Mundial. Sofrendo hipotermia ou graves traumatismos, os soldados vivenciaram experiências fora do corpo, relatadas como "sono profundo" e isento de sonho. Alguns soldados rememoraram o sentimento de alegria e feli­cidade. O pesquisador considerou as situações como percepções do cérebro funcionando com precariedade.

Em 1949, Francisco Cândido Xavier, médium espírita bra­sileiro, psicografou a obra Libertação, contendo comentários so­bre EQM.

Em 1975, Raymond Moody, médico americano, recolheu 150 casos de EQMs e selecionou 50 deles para estudo porme­norizado. Arrolou 15 elementos pertinentes e distintos descritos no fenômeno. Moody publicou o best seller Vida Depois da Vida. Em 1977, publicou Reflexões sobre a Vida Após a Vida, também com estudos sobre EQM.

Em 1976, Elisabeth Kübler-Ross, médica e psiquiatra, publicou relatos de EQMs ocorridas em crianças. Kübler-Ross tornou-se estudiosa das EQMs infantis e passou a ser referência mundial no assunto.

Em 1977, foi fundada The Association for the Scientific Studies of Near Death Phenomena. Esta Instituição passou a ser, em 1981, The International Association of Near Death Studies – IANDS.
Atualmente com reconhecimento internacional, a associação publica 2 periódicos: o Vital Signs e The Journal for Near-Death Studies.
Em 1980, Kenneth Ring, médico inglês, realizou pesquisa visando apontar e qualificar as sensações do momento limite entre a vida e a morte.

O pesquisador entrevistou 24 pacientes "suicidas falhados" com objetivo de identificar se os elementos luz, paz e quietude eram constantes no contexto da morte ou compunham-se apenas do histórico pessoal dos equemistas.
O resultado da pesquisa apontou: a maioria dos "suicidas falhados" deixou de relatar os elementos túnel e sequer a pre­sença de um ser de luz.

Alguns assumiram terem estado num lugar escuro e tiveram a sensação de serem 'sugados' para baixo. Relataram sentirem-se 'acalmados', embora não chegassem a descrever sensações agra­dáveis semelhantes aos equemistas que passaram pela experiência devido a causas naturais.

A reperspectivação das atitudes tomadas levou os "suicidas falhados" a um sentimento de arrependimento e conseqüente desejo de nova chance, devido ao sofrimento causado aos fami­liares e amigos.

A norte-americana Angie Fenimore, autocida, foi incluída na pesquisa de Ring e, mais tarde, em 1991, escreveu um livro onde relata seu resgate da escuridão por um ser de luz. Reviu sua insensatez e refletiu sobre as conseqüências do ato. Recons­truiu nova etapa de vida e escreveu o Beyond the Darkness (Além da Escuridão), ainda sem tradução para o português (Ano-base: 2006). O objetivo do livro é alertar não ser o autocídio a solução dos problemas. A pesquisa de Kenneth Ring oportuniza-nos refletir sobre a responsabilidade pessoal voltada ao processo de vida.

Em 1981, Michael Grosso classifica a tipologia das EQMs, motivado pelo interesse em pesquisas sobre o assunto.

Em 1982, George C. Gallup e William Proctor fizeram uma pesquisa com abrangência nos EUA visando sondar a idéia dos estadunidenses quanto à imortalidade da alma. Os dados da Gallup indicaram: 5,2% da população, representando na época 8 milhões de pessoas, informaram terem chegado "muito perto da morte" (V. Tabela 1, página 38).
No mesmo ano, 1982, Michael B. Sabom, cardiologista, publicou o livro Recollection of Death. Os relatos de 116 pacientes deram-lhe aprofundamento ao tema e motivação para fazer a classificação das características sobre a EQM com abordagem diferenciada às do pesquisador Michael Grosso.

Em 1983, Melvin Morse publicou no American Journal of Disease of Children um artigo sobre as EQMs infantis, levando em consideração casos com crianças de até 7 anos de idade. Morse objetivou alertar a classe médica sobre a possibilidade de ocorrência da quase-morte com crianças. A partir deste enfoque, nas décadas de 80 e 90 surgiram artigos e livros sobre EQMs infantis. No mesmo ano, foram registrados estudos, declarações, argumentos e definições significativas a respeito da experiência extracorpórea assinadas por Woodhouse e Bruce Greyson.

Em 1986, Waldo Vieira, médico brasileiro, projetor vete­rano e pesquisador independente, escreveu um tratado sobre a projetabilidade. Com o título: Projeciologia – Panorama das Expe­riências da Consciência Fora do Corpo Humano, o autor desen­volveu estudo pormenorizado sobre experiências conscienciais incluindo a EQM, realizadas além do corpo físico.

Em 2002, os pesquisadores Peter Fenwick, neuropsiquiatra do Instituto de Psiquiatria de Londres, e Sam Parnia, médico do Hospital de Southampton, declaram na revista médica Resuscitation que "a mente independe do cérebro e, por isso, a consciência, ou alma, continua viva depois da morte cerebral".

As pesquisas envolveram 63 pacientes que sofreram pa­radas cardíacas. Fenwick & Parnia realizaram entrevistas após uma semana do acidente cardiovascular. Dentre eles, 56 pacientes não se lembraram do espaço de tempo em que ficaram incons­cientes e 3 afirmaram ter lembrado de 'algo'. Os 4 restantes tiveram sensações de paz e alegria, aceleração do tempo, perda da percepção do corpo físico, visão de luz brilhante e entrada em outra dimensão, sensações não descritas na Escala Greyson –critério médico avaliador das características de uma dada expe­riência ser considerada EQM.

Fenwick & Parnia concluíram que as experiências não foram resultantes do colapso das funções cerebrais causadas por falta de oxigenação. Descartaram também a possibilidade da combi­nação de drogas médicas, visto as técnicas de reanimação pra­ticadas naquele hospital serem as mesmas aplicadas em todos os pacientes. Parnia ressalta:

"No começo da pesquisa, estava cético. A análise dos resul­tados me leva a acreditar que algo realmente existe."(...) "Essas experiências foram vivenciadas em momentos nos quais o cérebro era incapaz de ter processo lúcido ou memória estável, que poderia responderá pergunta de a mente ou a consciên­cia serem produto do cérebro, ou se o cérebro é uma espécie de intermediário da mente, que existe de forma independente".

Fenwick conclui:
"Se a mente e o cérebro são independentes, então a cons­ciência sobrevive ao corpo" (Van Putten, Philippe Piet, Arquivos do Insólito).
Ainda em 2002, Pim van Lommel, cardiologista holandês, promoveu concitação entre os estudiosos e quebrou os padrões ao dar ênfase a outra visão sobre as causas ou origem da EQM, em artigo publicado na revista inglesa The Lancet .


***


5. O ex-tenente do exército israelense Yousef Karl ai Sanddy, hoje com 56 anos de idade e morando atualmente em São Paulo, relata um fato ocorrido há 3 décadas. Em 1973, durante a 'Guerra do Yom Kipur', foi atingido por diversos tiros quando estava com outros 600 soldados. Considerado morto, ficou numa gaveta do necrotério. Após 10 dias, 'ressuscitou'.

"Vi meu próprio corpo e viajei por um túnel com muita luz e muito veloz. No final cheguei a um lugar claro. Vi Jesus Cristo, Jacó, Abraão e outras figuras bíblicas".

Na percepção de Yousef, tudo durou cerca de 15 minutos.

"As pessoas não acreditavam que eu estava vivo, devido à gravidade dos ferimentos e porque fiquei por 10 dias dentro da gaveta. Achei que tivesse apenas desmaiado" (V. Franquini, Gancarlo; O Diário do Norte do Paraná; Jornal; 05.10.03).


7. "Uma paciente internada em um grande hospital ameri­cano, por ter sofrido uma parada cardíaca, passou pela ressusci­tação clínica. Na manhã seguinte, contou à assistente social que tinha deixado o corpo humano durante o período em que a equipe médica lutava para ressuscitá-la, e vira um tênis, que descreveu com detalhes, no parapeito de uma janela, em determinada ala específica do hospital. Com a sua curiosidade despertada, a assis­tente social imediatamente foi até o local e achou o tênis" (Vieira,
1999; página 774).


8. Um relato intrigante descrito por Moody em seu livro A Luz do Além: "uma mulher de setenta anos, cega desde os dezoito, foi capaz de descrever, com detalhes vívidos, o que acon­teceu enquanto os médicos tentavam ressuscitá-la de um ataque do coração. Ela conseguia dar boa descrição dos instrumentos que foram utilizados, e até mesmo de suas cores. E o mais surpreendente é que a maioria daqueles instrumentos sequer fora concebido na época em que ela podia ver, havia cerca de cin­qüenta anos. Além de tudo isso, ela ainda disse ao médico que ele usava jaleco azul quando começou a ressuscitá-la" (Moody, 1997).



VOLTEI PARA CONTAR
Lucy Lutfi
Editares, 2006




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publicado por conspiratio às 21:18
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