Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2011

MEDITAÇÃO ALIVIA DORES E FORTALECE O CÉREBRO


Meditar alivia dores e fortalece o cérebro


revista saude

Há muitos motivos para entrar em um estado meditativo. Agora, a ciência comprovou outros dois: as sensações dolorosas se tornam mais brandas e a massa cinzenta adquire maior resiliência

por KÁTIA STRINGUETO


Para cada pessoa que tem vontade de experimentar a meditação, há outra que não suporta a ideia de ficar parada, pensando em nada. Tudo certo. Afinal, que seria do azul se todos gostassem do amarelo, não é mesmo? Motivos, no entanto, não faltam para se sentar confortavelmente com a coluna ereta e exercitar a mente. Inúmeras pesquisas indicam que essa prática milenar abaixa a pressão arterial, controla o estresse, diminui o mal-estar da quimioterapia e alivia as dores. Por falar nisso, um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, confirma que um tipo específico de meditação, a zen, é mesmo eficiente contra o incômodo: é capaz de reduzir a percepção de sensações dolorosas em 18%. O trabalho descobriu ainda que esse maior manejo do sintoma se deve, entre outros fatores, a uma redução no ritmo respiratório. “O metabolismo se torna mais lento quando ficamos em repouso”, explica Elisa Kozasa, pesquisadora do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. “Por isso, a reação a um estímulo desconfortável é menor.”


Os cientistas canadenses também revelam outro benefício do método: quem medita suporta melhor essa baita indisposição mesmo quando não está imerso nos momentos de total tranquilidade. Ou seja, o efeito positivo se prolongaria pela vida afora. “A indicação dessa prática para a dor crônica é um clássico. Um de seus defensores é o professor John Kabat- Zinn, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos”, confirma Paulo de Tarso Lima, especialista em medicina integrativa do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Além desses quadros, o pesquisador americano ensina a meditação para lidar com ansiedade, estresse... Uma das razões é que a técnica aumenta a resiliência. Ou seja, a gente se frustra menos diante daquilo que não controla. “A prática meditativa nota o estímulo, mas deixa de se envolver com ele. É como se nos tornássemos um pesquisador que está observando o fato sem se enrolar com ele. A emoção da dor passa a não ser tão negativa”, compara Elisa.


Estudos de neurociência comprovam que as duas áreas — a da emoção e a da dor — estão relacionadas. Também de Montreal, um estudo com 13 voluntários demonstrou, por meio de ressonância magnética, que a dor era amplificada quando vinha junto de uma imagem ruim e assustadora. E suavizada quando acompanhada de fotos com sol, sombra e água fresca.


Quem medita modifica o cérebro. E com alguma vantagem. Se não fosse assim, não haveria tanta gente começando — e continuando nessa onda. É mais ou menos como malhar numa academia de ginástica. Dá uma baita preguiça ir à primeira aula, mas uma vez lá, a atividade vicia. Já que o assunto é ginástica, não é que os estudos revelam o aumento na massa cinzenta de quem põe os pensamentos em estado meditativo?


A constatação veio por exames de ressonância magnética realizados por um grupo de pesquisadores americanos da Universidade da Califórnia. Eles observaram que certas regiões importantes do cérebro são mais espessas nos praticantes do treino mental. A diferença foi gritante nas áreas relacionadas à memória, à atenção e à tomada de decisões. Ou, anatomicamente falando, no hipocampo, no córtex frontal, no tálamo e no lobo parietal. “As alterações no córtex de quem medita foram descritas pela primeira vez por uma pesquisadora de Harvard, Sara Lazar, em 2005 ou 2006”, conta Elisa Kozasa. “Esse novo estudo é um bom sinal, mas é preciso fazer mais pesquisas porque não se sabe se esse aumento significa maior número de neurônios e conexões sinápticas. Se for, pode representar vantagens, principalmente à medida que envelhecemos.”


As pesquisas têm que evoluir, mas os pesquisadores já fazem suas apostas. Será que meditar pode mudar a expressão de um gene? E será que o gerenciamento do estresse com a meditação altera a atividade de enzimas que levam ao envelhecimento celular? “Um trabalho pioneiro com a participação de Elizabeth Blackburn, prêmio Nobel de medicina deste ano, está em busca dessa resposta”, anuncia Paulo de Tarso Lima. A bióloga australiana participa de um estudo que investiga quanto o controle do estresse pela meditação reduziria as ameaças de danos da telomerase, a enzima que protege as terminações dos cromossomos. Proteger essa enzima é a mesma coisa que dizer vida longa às células. E Elizabeth alegou que certas meditações tiveram efeitos salutares nesse ponto.


Construir um cérebro mais forte, que colabore com a longevidade humana, já é visto como consequência da prática mental. A hipótese é que, ao desempenhar essa atividade, o indivíduo se presenteia com uma cascata de eventos benéficos. “Estruturas como hipotálamo, hipófise e glândulas suprarrenais diminuem sua atividade e, assim, há menor secreção de cortisol, o hormônio da tensão”, explica a especialista em bases fisiológicas do comportamento Edna Bertini, da PUC de São Paulo. No fim, há a liberação de serotonina, substância relacionada a bem-estar e diminuição da depressão, e melatonina, que reduz a dor e a sensação de medo. “Por esse equilíbrio fisiológico, a meditação é uma ferramenta útil”, diz Edna. Difícil não querer experimentar.


Segundo estudo da Universidade Dalhousie, no Canadá, a meditação está entre as práticas complementares que mais benefícios trazem aos pacientes com câncer


Há 1 764 estudos com referência ao treino mental nas pesquisas divulgadas pelo PubMed, a respeitada biblioteca eletrônica dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos




Os tipos de meditação


Meditar não é esvaziar a mente. Até porque fisiologicamente isso é impossível. O cérebro não para de funcionar. O que acontece é o melhor direcionamento dos pensamentos. “Eles vêm e o praticante busca outro foco ou âncora. Pode ser a respiração, o movimento, um som, uma oração”, explica a professora Edna Bertini, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Veja alguns exemplos.


FOCO NA RESPIRAÇÃO: uma referência é a meditação do tipo zen, ou zazen, como os zen-budistas denominam a prática. Consiste em simplesmente sentar, inspirar e expirar. Embora os pensamentos fiquem pipocando, o praticante não os julga. Deixa-os ir embora.


FOCO NO MOVIMENTO: é possível conseguir o equilíbrio mental com exercícios físicos, danças ou simplesmente andando. Preste atenção na pisada, do calcanhar para a planta do pé. Conte os passos até quatro. Comece de novo.


FOCO EM UM SOM: algumas práticas hinduístas e budistas usam como ponto de referência os mantras, espécies de frases em sânscrito. Pode-se repetir, por exemplo, OMMMMM. Também é possível fazer uma oração várias vezes seguidas.


FOCO NA REFLEXÃO: nesse caso, as pessoas usam palavras como perdão, compaixão e paz e tentam não perder o foco.


Escolha um foco de atenção. Essa âncora pode ser a respiração. Sente-se confortavelmente em uma almofada, cadeira ou beirada de cama. Procure manter o corpo relaxado, sem tensionar coluna, ombros ou pescoço. De olhos semiabertos, concentre-se no seu ritmo respiratório. Inspire profundamente e solte todo o ar duas vezes. Em seguida, mantenha a respiração normal. Fique nessa postura por cinco minutos. Com a prática, a tendência é conseguir ficar mais tempo. O truque é não julgar seus pensamentos. Imagine que eles são como toras de madeira descendo um rio. Eles estão ali e passam. Mas você não se agarra a nenhum. Faça o exercício de manhã, no intervalo do almoço ou à noite, emendando com o sono.



POR QUE MEDITO

“Assim não preciso tomar tranquilizantes. Sou muito agitado, trabalho no mercado financeiro e, quando tomei remédio para ficar mais calmo, em 2004, tive efeitos colaterais. O medicamento mexe de alguma forma com a cabeça e deixa a gente mais lento. A meditação, não. Você consegue o mesmo benefício sem perder velocidade de raciocínio.” Sergio Luís Wasserstein, 44 anos, empresário


“Meu psicólogo indicou para minimizar a insônia e controlar as crises de duas doenças autoimunes. Tudo aconteceu há seis anos. Foi uma fase difícil, para a qual eu atribuía um peso ainda maior, o que me levava a piorar as lesões de pele. A serenidade da prática meditativa me ajudou a controlar o estresse e a estabilizar minha saúde.” Sarita Carmona Bastardas, 45 anos, economista


“Sou um curioso. Ao conhecer o zen, mal sabia eu que dali uma semana seria diagnosticado com um câncer. Durante um ano, enfrentei uma quimioterapia, que me causava náuseas, vômito e diarreia todos os dias. A prática me deu paz para entender que o bom e o ruim fazem parte da vida. Aprendi a apreciar isso. E acabei virando monge.” Ricardo Esteves, 38 anos, médico e monge




http://saude.abril.com.br/edicoes/0318/bem_estar/conteudo_520838.shtml
publicado por conspiratio às 19:35
link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Abril 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. Yoani Sanchez dissidente...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. O DESEJO IRRESPONSÁVEL DE...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A CONSPIRAÇÃO DO FORO DE ...

. A LISTA DE CLINTON - ESTR...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

. CAUSAS DO CAOS BRASILEIRO...

. CONSPIRAÇÃO DO FORO DE SA...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. ABORTISMO SENDO INSTALADO...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO,

. O PROBLEMA É O FORO DE SÃ...

. ORVIL - TENTATIVAS DE TOM...

. CONSPIRAÇÃO CONTRA A CIVI...

. RITALINA E OUTRAS DROGAS ...

. O EX-REVOLUCIONÁRIO DOSTO...

. UM POUCO SOBRE ABDUÇÃO E ...

. FINS E MEIOS, BEM E MAL,...

. PRIORADO DE SIÃO E A NOV...

. SE NÃO INVESTIRMOS EM CON...

. CONGRESSO QUER MANDAR NO ...

. COREIA, NOVA ORDEM MUNDIA...

. BLOSSOM GOODCHILD E A NAV...

. AGRICULTOR EM GUERRA CONT...

. CONTRA A CAMPANHA CONTRA ...

. OPRIMIR O CIDADÃO COM LEI...

. MANIPULAÇÕES DA LÓGICA, D...

. EXTINGUINDO A PROFISSÃO D...

. KARL MARX , ADAM WEISHAUP...

. CONTROLE E MAIS CONTROLE ...

. UFO OU MÍSSEL ATINGE "MET...

. LÚCIFER E A REVOLUÇÃO

. HIPNOSE PELA TV - DAVID I...

. FORMAÇÃO DO IMBECIL COLET...

. VOAR É COM OS PÁSSAROS?

. OS BILDERBERGERS/ILLUMINA...

. QUEM MANDA NO MUNDO

. O ILLUMINATI OBAMA SE DÁ ...

. ARIZONA WILDER REFUTA DAV...

. QUEM MATOU AARON SWARTZ?

. AGENDAS DE DOMINAÇÃO GLOB...

.arquivos

. Abril 2014

. Novembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

.tags

. 3 elites globalistas(6)

. a corporação(9)

. acobertamento(13)

. agenda illuminati(13)

. alex jones(8)

. amor(20)

. animais(29)

. arqueologia proibida(4)

. atenção(7)

. auto-realização(33)

. autoritarismo(7)

. bancos terroristas(8)

. benjamin fulford(5)

. bíblia(7)

. big pharma(12)

. bilderberg(8)

. budismo(24)

. calar a democracia(5)

. censura da internet(15)

. cérebro(22)

. codex alimentarius(15)

. comunismo(13)

. concentração(14)

. consciência(7)

. conspiração(94)

. conspiração antidemocrática(6)

. conspiração financeira(11)

. controle da informação(17)

. controle da internet(22)

. cura(25)

. daskalos(7)

. david icke(9)

. denúncia(10)

. depopulação(6)

. despopulação(8)

. deus(10)

. ditadura(14)

. ditadura através da mentira(6)

. ditadura através da saúde(11)

. documentários ufológicos(7)

. ecologia(35)

. educação(7)

. ego(25)

. engenharia social(9)

. ensonhar(11)

. eqm (experiência de quase-morte)(12)

. extraterrestre interferência(11)

. filosofia(6)

. globalistas(5)

. goldsmith(8)

. google(9)

. governo oculto(31)

. gripe suína(8)

. história(17)

. história da nom(5)

. illuminati(54)

. integração(9)

. internautas conheçam seu poder(6)

. internet censura(11)

. intraterrestres(8)

. jesus(8)

. krishnamurti(13)

. lei cala-boca da internet(5)

. liberdade(8)

. livre-arbítrio(6)

. manipulação da informação(13)

. manipulação da mente(8)

. manipulação das massas(8)

. medicina natural(10)

. mentecorpo(5)

. microchip(7)

. milton cooper(7)

. monsanto(6)

. movimento revolucionário(9)

. neurociência(20)

. nom(43)

. nova ordem mundial(83)

. obama(7)

. olavo de carvalho(31)

. poder da internet(5)

. poder da mente(97)

. poder das farmacêuticas(5)

. política(16)

. predadores da humanidade(16)

. problema-reação-soluçao p-r-s(7)

. profecias(9)

. project camelot(11)

. psicanálise(5)

. pt(9)

. rauni kilde(6)

. realidade(7)

. rockefeller(7)

. saúde(19)

. sonho lúcido(22)

. totalitarismo(9)

. totalitarismo global(9)

. ufo(46)

. universo(16)

. vida(31)

. xamanismo(15)

. todas as tags

.favorito

. NÃO AO MARCO CIVIL DA INT...

. INVASÃO CUBANA - PROGRAMA...

. PAPA FRACISCO: UM COMUNI...

. GOVERNO TEM PRESSA PARA C...

. FORO DE SÃO PAULO É O PRO...

. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E ...

. NOVA ORDEM MUNDIAL ESTÁ P...

. COMUNISMO SE CURA COM VER...

. A HISTÓRIA SECRETA DE ANA...

. A EDUCAÇÃO MORREU?

.links

.links

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO

.DAVID ICKE - PROBLEMA-REAÇÃO-SOLUÇÃO - a mais poderosa técnica de manipulação das massas

.EXPANDIR A CORRUPÇÃO É ESTRATEGIA REVOLUCIONÁRIA - OLAVO DE CARVALHO